Sermao Para Funeral

sermao para funeralModelo de Sermão Para Funeral
Por:Lou Seckler

Em nome da família de __________________(nome do falecido) quero agradecer a todos por sua presença este dia… embora este seja um dia difícil, as Escrituras fazem estas promessas:

1Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. 2Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se projetem para o meio dos mares; 3ainda que as águas rujam e espumem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.

Em Romanos 8:35-39 a Bíblia também diz:

5quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? 36Como está escrito: Por amor de ti somos entregues ã morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro. 37Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. 38Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, 39nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

Oração de abertura:

Pai Santo, estamos reunidos este dia para recordar a vida preciosa de _____________
Nos reunimos também para despedir-nos pela ultima vez y celebrar a vida que ele (ela) viveu aqui na terra e agradecer-te por cada momento e lembranças que temos dele (dela). Sua vida influenciou muita gente de diversas maneiras. Oramos para que tua paz e presença esteja presente entre nós agora e oramos em nome de Cristo. Amem.

Exéquias: (omitir – se não estiver de acordo a cultura local)

Neste momento gostaria de convidar a todos que queiram compartilhar algo da vida de ___________ que venham a frente.

Mensagem:

Introdução:
Ao reunir-nos este dia para recordar esta vida preciosa de __________________ sei que muitos de vocês estão lutando entre a tristeza e o gozo. De um lado há muita tristeza porque perdemos um (uma) grande amigo (a).

Porém, por outro lado, há grande gozo de saber que por ter-se entregue a Cristo, ______________ está em sua presença. As Escrituras concordam dizendo:

Temos, portanto, sempre bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos presentes no corpo, estamos ausentes do Senhor
7(porque andamos por fé, e não por vista); 8temos bom ânimo, mas desejamos antes estar ausentes deste corpo, para estarmos presentes com o Senhor. (2 Corintios 5:6-8)

Para o cristão não há gozo mais profundo que estar na presença daquele que nos ama como ninguém mais o faz.

Portanto, hoje não é um dia de luto mas sim de comemoração. Não é um dia de pesar mas um dia em que todos nós gozamos profundamente.

A fé de ___________________ em Cristo está cheia de promessas encontradas em João 14:1-6. Quero ler essa parte da Escritura a vocês:

1Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 2Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar.
3E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. 4E para onde eu vou vós conheceis o caminho.
5Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? 6Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

I. A primeira promessa ao cristão é que não temos que ter temor à morte. Jesus disse: 1Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
1) Ficamos desorientados quando não sabemos o que acontece quando alguém falece, mas Cristo tirou o temor da morte.
a.) Ele conquistou tanto a sepultura como a morte e portanto não há motivo para temer a morte

Apo. 1:17-18 diz: ”Não temas; eu sou o primeiro e o último, 18e o que vivo; fui morto, mas eis aqui estou vivo pelos séculos dos séculos; e tenho as chaves da morte e do hades..”

b.) Sabem qual é a boa nova para hoje? A morte não tem domínio sobre Cristo e nem sobre nós. Porque Cristo conquistou a morte, não devemos temer pelos cristãos porque em Cristo também a conquistaremos.

2.) Nos chateia quando vemos a morte como um fim em vez de um inicio.
2 Corintios 5.1 diz: “1Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.”.

A vida de _______________ não terminou, de fato, está começando agora.

_________________ deixou sua vida temporária pela eterna, a vida de manchas pela imaculada e eterna.

A verdade é que nossos corpos terrenas morrem, mas os celestiais duram eternamente. Eu gosto o que a Bíblia diz sobre essa perspectiva:
2 Pedro 3:8 diz: “8Mas vós, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.”.

Todos sabemos que a vontade de _______________ era de ir ao céu com o Senhor e nada mais. Ao falar-lhe logo sabia que ele (ela) entendia as palavras de Cristo onde diz assim: “Não se turbe o vosso coração”. Creio que um coração turbado era algo que não existia em sua mente.

II. A segunda promessa de Cristo: Vou preparar-lhes lugar. Que é que ele preparou?

4Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

1.) Um lugar onde não há tristeza nem choro
a.) O céu é um lugar onde a dor e os desgostos deste mundo não existem mais
b.) Onde trocamos as frustrações da vida por um gozo inexplicável.
c.) Onde os sofrimentos e os fracassos da vida já não nos controlam

2.) Um lugar onde não há mais sofrimentos
a.) O céu é um lugar onde no há hospitais
b.) Onde no há farmácias nem remédios que tomar
c.) A época de dor para _________________ já acabou.

3.) É um lugar de grande beleza
Apocalipse 21:18-22:5 diz assim: 18 O muro era construído de jaspe, e a cidade era de ouro puro, semelhante a vidro límpido. 19 Os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda espécie de pedras preciosas. O primeiro fundamento era de jaspe; o segundo, de safira; o terceiro, de calcedônia; o quarto, de esmeralda; 20 o quinto, de sardônica; o sexto, de sárdio; o sétimo, de crisólito; o oitavo, de berilo; o nono, de topázio; o décimo, de crisópraso; o undécimo, de jacinto; o duodécimo, de ametista. 21 As doze portas eram doze pérolas: cada uma das portas era de uma só pérola; e a praça da cidade era de ouro puro, transparente como vidro. 22 Nela não vi santuário, porque o seu santuário é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro. 23 A cidade não necessita nem do sol, nem da lua, para que nela resplandeçam, porém a glória de Deus a tem alumiado, e o Cordeiro é a sua lâmpada. 24 As nações andarão ã sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória. 25 As suas portas não se fecharão de dia, e noite ali não haverá; 26e a ela trarão a glória e a honra das nações. 27 E não entrará nela coisa alguma impura, nem o que pratica abominação ou mentira; mas somente os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.

Apocalipse 22:1 E mostrou-me o rio da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. 2 No meio da sua praça, e de ambos os lados do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a cura das nações.3Ali não haverá jamais maldição. Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão, 4e verão a sua face; e nas suas frontes estará o seu nome. 5E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de luz de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumiará; e reinarão pelos séculos dos séculos.

III. A terceira promessa de João 14 é que o Senhor mesmo nos recebe:

1.) Agora quero que imaginem isto: no momento que _______________ deu seu primeiro passo no céu o Senhor estava presente para dar-lhe as boas vindas.
a.) A primeira pessoa que ele (ela) viu foi Jesus
b.) Ele o (a) esperava com os braços abertos na mansão preparada para seus filhos
c.) _______________ está recebendo um amor que não podemos entender
i.) Um amor que perdoa
ii.) Um amor que cura todas os dores que ele tinha
iii.) Um amor que entende seus sentimentos
iv.) É o amor incondicional que satisfaz a alma mais sedenta

VI. A ultima promessa é que só há um caminho ao céu
1.) Disse Cristo a Tomás: “6Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

a.) Mais que nada _________________ compreendia isso que sem uma entrega a Cristo não haveria esperança do céu
b.) Ele (ela) entendia que Cristo veio para tirar os pecados do mundo.
c.) Ele (ela) creia na grande promessa dada a todos, encontrada nesta passagem:

Romanos 6:1-5
1Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça? 2De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele? 3Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? 4Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. 5Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição;

Conclusão:
Sei que o que mais ___________________ gostaria era que cada um de vocês se entregasse a Cristo e muitos já o fizeram. Porém, deve ter alguém aqui que nunca pensou na eternidade, mas que hoje está com duvidas sobre onde passará a eternidade. Se esse é teu caso, que fale com algum de nós e com muito prazer te explicaremos como começar essa jornada que lhe levará ao céu com ________________ e com todos que foram antes que ele (ela)

Oremos:
Pai celestial novamente agradecemos pela vida de _______________. Agradecemos por todos as bênçãos que recebemos através de sua vida e nossa amizade com ele (ela). Esteja com seus familiares, da-lhes o consolo para sua dor. Em nome de Cristo. Amém

Fonte:www.luisseckler.blogspot.com

Como Falar ao Público Evangélicocomo falar ao publico evangelico

pastorsilvano

Bacharel em Teologia, pos-graduando em Docência do Ensino Superior . Membro da Comissão de Ética da Convenção das Igrejas o Brasil Para Cristo -MG. Fundador do Seminário Setevit. Fundador do Site: Escola para Pregadores. Pastor Atuante em Santa Cruz de Minas e Tiradentes - MG


3 Comentarios to “Sermao Para Funeral”

  1. [...] TAMBÉM: Sermão Para Funeral Sermão Para Celebrar Casamento [...]

  2. [...] gostar desses … Cinco Fatores que Determinam o Crescimento da Igreja Sermão para ocasião de Funeral Sermão para Celebrar Casamento Esta entrada foi publicada em Sermões e marcada com a tag [...]

  3. bom dia adorei a mensagem de reflexão que DEUS continuei te iluminando

Deixe seu comentario


Switch to our mobile site

Leia o artigo anterior:
Sermão que Conquista… dica 2

Nessa série de dicas sobre Sermões que conquistam falamos na dica 1 que o sermão que conquista o coração do...

Close